sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Vilania


Apercebo-me, e com certo incômodo, que a sordidez, a fraude, tem como parceiro a vilania. Já percebestes que a chancela para dissimular uma fraude sempre busca identificar vilões? Sim, nosso dia-a-dia fervilha de vilões, até porque as farsas evoluem em progressão geométrica. E quem estaria em evidência desta vez? Adivinhai! Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três: o CO²! Nunca imaginei que depois de estudar botânica - a fotossíntese e a respiração das plantas - sairia em defesa do Dióxido de Carbono. Pera aí; muita calma nessa hora! O CO² de que estão a falar, o vilão, vem da respiração dos animais, ou seja, nós, os humanos.

Bem, a primeira parte está concluída, isto é, identificamos o vilão. Falemos agora da farsa. Vamos a ela! Alguém, (seria melhor alguéns) tendo algures (ou nenhures) como procedência, já bem antes da COP 30, responsabilizava os habitantes do planeta por colaborarem, e de modo amplo, com o aquecimento global. Somos em torno de 8,2 bilhões de pessoas no planeta a respirarem e expelir Dióxido de Carbono. Um mais exaltado, a lobrigar o caos, pensou em reduzir a população. Mas o que é isso? Onde ficariam os direitos humanos e seus blá, blá, blás acessórios?

Não, alguém mais “antenado” causou (ou expeliu): “Mudemos de alimentação, pois as vaquinhas, ao soltarem ‘puns’, ferem a camada de ozônio”. Poxa vida, nem a vaquinha escapou. O leite já está marginalizado, afinal somos mamíferos intolerantes à lactose (Risos). Não obstante, um desses intelectuais orgânicos almofadinha ambientalista (não necessariamente nessa ordem) veio com a “mirífica” ideia de que toda e qualquer viagem fosse proibida. Também não conseguiu adeptos, pois os ambientalistas são os que mais viajam; eles adoram um jatinho e/ou iates a consumir toneladas de óleo diesel.

Foi então que um mais ousado propôs a cobrança da Taxa de Carbono. Sim, isso, cobram pela nossa existência; transformaram o ciclo natural da vida em moeda. Eis a fraude! Afinal, ONGs precisam sobreviver. Logo, os discursos e falácias precisam ser mantidas, mesmo que expressiva quantidade de cientistas desmascarem as narrativas. A mídia torna-se fundamental para moldar opiniões. Não vos enganeis: a COP 30 fez-se mister para que empresas não percam seus verdes lucros e governo algum perca seu poder. Lamentavelmente, o Brasil, e não só a Amazônia, já foi fatiado e agora está sendo leiloado.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário